top of page
  • danifavaro

Orientação Profissional: Quando e por que fazer.

Neste texto apresentamos a proposta de Orientação Profissional CICLO, a função e alcance do processo de OP.  Esta reflexão acompanha os alunos do ensino médio, mas nosso formato de trabalho e elaboração de parâmetros de escolha também ajudam muitos universitários e profissionais já formados na orientação de carreira.  Trata-se do direcionamento de constantes decisões que começam no momento de definir o curso, universidade e áreas de atuação.  O processo de escolhas e decisões não se encerra com o vestibular.

Em um universo tão dinâmico, há perguntas precisas para nos fazermos em momentos exatos – e isso faz toda a diferença!

Contamos com uma plataforma digital que permite fazer a OP online - formato validado durante a pandemia 2020! 

Bem vindos a essa nova etapa de vida!

Equipe CICLOS OP


ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: QUANDO E POR QUE FAZER

Autora:  Daniela M. F. Favaro

Um dos momentos mais importantes na vida de uma pessoa é a escolha de sua formação para o início da vida profissional. Informações existem acessíveis em vários formatos, mas como selecionar entre mais de 265 graduações existentes hoje no Brasil?

Simples: buscando fontes de informação que possibilitem ao orientando formar critérios e parâmetros sobre profissões que mais atendam ao seu projeto de vida. Uma plataforma que organize estas informações ao orientando pode fazer toda a diferença.

Estudos do Seminário de Evasão no Ensino Superior Brasileiro nos últimos anos apontam que, no Brasil, a média de evasão entre as faculdades públicas e privadas é de 21 ou 22% ao ano. Estudos mais precisos apontam 12% de evasão em universidades públicas e 25% em universidades particulares, que causam maior impacto por serem mais numerosas.  Sendo o total de estudantes universitários cerca de 7 milhões, a taxa de evasão representa por volta de 1,4 milhão de alunos.

Outros estudos demonstram que 70% dos universitários que desistem dos cursos não sabiam o que estudariam ou qual habilitação profissional aquela graduação possibilitaria, revelando que a falta de informações bem embasadas sobre as profissões, características dos cursos e diferenciais entre as faculdades pode fazer toda a diferença na satisfação da escolha profissional e atuação na carreira.  

Quando e por que fazer Orientação Profissional? A seguir algumas reflexões importantes ;) 

Vamos analisar os mitos ou verdades sobre a Orientação Profissional:

Mito ou verdade #01

O Orientador aplicará um teste que indicará qual a profissão certa para mim!

Mito!!

O processo de OP não é mágico nem passivo! Você participará ativamente da pesquisa de profissões, grades curriculares e áreas de atuação. A escolha é um processo que amadurece quando você faz as perguntas certas na sequência certa. Uma boa Orientação Profissional ajudará exatamente nesta sequência de perguntas e pesquisas – como se percorresse os pontos de um mapa para chegar ao destino final, em uma viagem onde você escolhe o caminho ponto a ponto. O Orientador é o Guia desta viagem.  Não há como um “teste” decidir seu futuro, pois a escolha é um processo complexo e dinâmico.

Mito ou verdade #02

O perfil de características de personalidade ou as matérias que gosto de estudar apontam para uma profissão específica.

Mito!!

Existem diversas linhas teóricas que levantam características e interesses pessoais que podem apoiar o processo de Orientação Profissional. Saber quais são as áreas de interesse de atuação e as matérias preferidas na escola são um começo, mas a escolha profissional é mais ampla: a partir do autoconhecimento - e da compreensão dos OBJETOS DE TRABALHO das profissões -, o orientando consegue selecionar o que busca para sua vida. A qualidade das informações sobre as profissões, áreas de atuações e as diferenças entre os cursos serão a chave de uma escolha consciente. Pessoas com um mesmo perfil de características podem escolher profissões totalmente diferentes!

Mito ou verdade #03

Acho que já sei o que quero cursar. Então a Orientação Profissional não tem nada a me oferecer.

Mito!!

A Orientação Profissional pode fornecer elementos que farão a diferença entre os cursos, suas ênfases e áreas de atuação. Sua escolha pode ficar mais precisa quanto às universidades.

Mito ou verdade #04

Estou no início do Ensino Médio. A escolha pode ser feita até o final do terceiro ano.

Verdade

Temos mais de 265 profissões possíveis no Brasil, entre cursos tecnológicos, bacharelados e licenciaturas.

É possível esta sequência:

1º ano: Conhecer as profissões;

2º ano: Escolher uma profissão;

3º ano: Focar no preparo para ingressar nas universidades escolhidas. As inscrições acontecem a partir de agosto. Portanto, a escolha precisa estar finalizada até julho do terceiro ano do Ensino Médio.

Mito ou verdade #05

Escolher uma profissão e sonhar com uma universidade específica não tem nada a ver com a motivação nos estudos.

Mito!!

Orientadores confirmam que alunos já focados na escolha de uma profissão em universidades que exigem alta performance em vestibulares sentem-se mais motivados para estudar. Portanto, quanto antes você conseguir amadurecer sua escolha profissional, mais chances de grande foco em estudos que refletirão nos resultados.

Mito ou verdade #06

Tudo bem ficar entre 2 ou 3 profissões e variar minhas inscrições nos vestibulares. Depois de passar no vestibular, vejo o que cursar.

Definitivamente é um Mito e um erro!!

Este seria um estilo de escolha “tiro ao alvo”, ou ensaio e erro! Nós podemos mudar de ideia durante a universidade ou já exercendo uma profissão, mas sempre que precisarmos rever a escolha, será necessário buscar informações em uma boa pesquisa. Deixar o vestibular decidir seu futuro profissional é uma decisão de alto risco.  Lembre-se: sua vida não é uma loteria!

Mito ou verdade #07

A escolha profissional acaba quando passo no vestibular. Orientação Profissional só pode ajudar até este momento.

Mito!!

Quando você passar no vestibular, iniciará uma fase de estudos e formação de competências para exercer uma área profissional. No decorrer da graduação continuará fazendo escolhas: quais matérias optativas pretendo fazer? Ingresso em uma Iniciação Científica ou Monitoria na faculdade? Qual minha hora certa de procurar um estágio? Para quais funções de estagiário quero me inscrever? Qual o melhor momento para fazer um intercâmbio? Quais os estilos de intercâmbio para universitários? E depois? Você passará por fases e questões direcionadas aos programas de trainee, entrevistas de empregos, áreas de atuação, quais especializações agregam mais valor para seu projeto de carreira -, enfim! O Processo de escolha profissional acompanhará a evolução de sua carreira. ESTAMOS SEMPRE FAZENDO ESCOLHAS.  A Orientação Profissional pode assumir o formato de Orientação de Carreira ou COM A FUNÇÃO SEMELHANTE a um Coaching com foco em ajudar a buscar informações, construir critérios e parâmetros para suas escolhas e decisões.

Portanto...

Orientação Profissional é um processo que ajuda o orientando a fazer uma escolha consciente através de uma sequência de pesquisas sobre as profissões – os cursos, grades curriculares, áreas de atuação, estilos de carreira e de vida profissional. Quando não conseguimos decidir algo, precisamos nos fazer a pergunta certa e então encontraremos a resposta.

Escolha bem orientada leva a uma escolha de sucesso, pois chegará a uma área profissional que atenda ao seu projeto de vida.

Conte com a equipe CICLOS – Orientação Profissional para percorrer ponto a ponto o mapa de sua escolha profissional e durante sua carreira.


Fontes:


Sobre a autora:

Daniela M. Fuschini Favaro é psicóloga, gestora da clínica CICLOS - Espaço Terapêutico.

Trabalha com Orientação Profissional desde 1994, desenvolvendo metodologia de pesquisa de profissões que configura o material utilizado pela equipe da CICLOS - OP.

Especialista em Logoterapia aplicada à Educação, com título reconhecido pelo MEC de especialista em ensino superior. 

Integra o corpo docente da pós graduação do IECVF - Instituto de Educação e Cultura Viktor Frankl de Ribeirão Preto/SP.  

Atua na área fenomenológica de base humanista e existencial, sendo Viktor Frankl e Carl Jung autores de referência em sua formação. 

50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page